quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Saúde - Depressão pós férias

Você acaba de voltar das férias e já sente uma falta de energia inexplicável, dores no corpo e um desânimo enorme ao cumprir suas obrigações? É bem provável que você esteja com depressão pós-férias, mal que aflige 23% dos brasileiros, segundo estudo realizado pela Isma-BR (International Stress Management Association no Brasil), instituição voltada para a investigação e gerenciamento do estresse.


A depressão pós-férias não deve ser confundida com o desconforto da segunda-feira, ou após um feriado prolongado, que produz sintomas menos intensos e duradouros.

Os profissionais mais vulneráveis à depressão pós-férias, segundo o levantamento, foram os de finanças, saúde, informática e aqueles que estão fora de sua área de formação.

Outro ponto detectado é que, quanto mais tempo no mesmo emprego, maiores as chances de sofrer de depressão pós-férias. “Muita gente sabe que o trabalho lhe faz mal, mas não sai por causa do salário ou de algum outro tipo de benefício”, descreve. Essa relação de dualidade traz muita culpa e angústia, principalmente quando não há perspectivas de mudança: “Quando a pessoa sabe que o sofrimento é temporário, pois decide que vai ficar naquele trabalho só até cumprir determinada meta, fica mais fácil lidar com a insatisfação”.

Para diminuir ou solucionar este problema, alguma dicas importantes deve ser seguidas:
Busque compensações: procurando os amigos, dedicando-se a algum hobby prazeroso ou fazendo algum trabalho voluntário.
Fracione as férias: três pausas de dez dias são o ideal, pois exigem menor mobilização para deixar as coisas em ordem antes de sair e evitam o acúmulo de pressões e demandas.
Não adie o descanso: deixar de fazer pelo menos uma pausa ao longo do ano prejudica muito a produtividade. E isso é algo que nem você, nem a empresa para a qual trabalha, vão querer que aconteça.

7 comentários:

  1. Depressão???????? Depois de ver esse menininho lindo da foto? Coisa fofa

    ResponderExcluir
  2. Eu entrei aqui pra escrever a mesma coisa... Que japinha lindo!!!! Ja pensou em leva-lo para fazer um book? ele é mto fotogenico!

    ResponderExcluir
  3. Depressão pos ferias é aquela preguiça de não fazer nada

    ResponderExcluir
  4. Que criança linda!!!! Sorriso maroto, gostoso....fofo.... Parabéns aos pais..

    ResponderExcluir
  5. Que privilégio, depois de um dia estressante, ver un garotinho lindo, sorridente. Muito linnnnnnnnnnnnndo.
    Um bálsamo para os olhos

    ResponderExcluir
  6. Realmente concordo com todos os comentarios acima.
    Esse garotinho tem um sorriso cativante.

    ResponderExcluir
  7. Eu Depressao de td quanto eh tipo: depressao pos-ferias, pos-parto, etc..

    ResponderExcluir