sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Economia - Nova Classe média no Brasil


A Nova Classe Média! Assim são definidos os milhões de pessoas que passaram a ter acesso a um patamar superior de consumo.

Esse consumidor apareceu para o mercado quando saiu da base da pirâmide social e foi se juntar à classe média, com renda familiar entre três e dez salários mínimos. Em 2003, essa fatia representava 37% da população. Hoje é quase metade do país: 93 milhões de pessoas.

Empresas que estão desenvolvendo produtos específicos para atender esses novos clientes que estão sendo chamados por estudiosos de a nova classe média brasileira. São 27 milhões de novos cidadãos consumidores.

Grandes empresas no ramo automobisístico, computadores e supermercados já detectaram a nova clientela. Para atraí-la, usam preço baixo, qualidade e lojas que não intimidam o freguês.

O crediário é atalho para uma vida mais confortável. Segundo especialistas, se engana quem pensa que a classe C troca qualidade por menor preço. "Já foi o tempo que você tinha que ter produto barato para atender a classe C. Com o crédito, o consumidor não se importa em pagar um pouco mais se o produto durar mais que a duração das prestações", diz. "E a nova classe C já leva em conta também a decoração. Acabou essa história de pegar a poltrona de um, o sofá do outro. Agora tem de ser tudo combinando".

3 comentários:

  1. A nova classe C são os pobres emergentes!

    ResponderExcluir
  2. O cara ta um pouco acima da linha da miséria já é considerado Classe média aqui no Brasil.... brincadeira!

    ResponderExcluir
  3. moro em manaus e cresci em uma familia de classe media, mas com padrao americano, esse país ta ficando igual aos EUA, hoje vivemos com 2 carros na garagem, uma casa de condominio fechado e frequentando o shopping todo santo mês. deus abençoes essa naçao hahaha

    ResponderExcluir